terça-feira, 19 de maio de 2009

Reformado, telescópio Hubble volta a órbita no espaço

em terça-feira, 19 de maio de 2009

Comente aqui
O telescópio Hubble, com baterias recarregadas e novos instrumentos, foi recolocado em órbita nesta terça-feira (19) e está pronto para impressionar o mundo com imagens do Universo. Enquanto isso, o ônibus espacial Atlantis já se prepara para voltar à Terra.

A Nasa (agência espacial dos EUA) informou que, para concluir a atual missão, de US$ 220 milhões, a astronauta Megan McArthur retirou o telescópio do compartimento superior da nave, soltando-o a uma distância de 563 km da Terra.

O Hubble, que pesa 13 toneladas e já deu mais de 97 mil voltas ao redor do planeta, entrou em órbita há 19 anos. Nesse período, revelou à humanidade imagens impressionantes das confins do Universo.

O Atlantis decolou para a atual missão no dia 11 de maio. Sua nave-irmã, a Endeavor, ficou pronta numa rampa de lançamento caso houvesse a necessidade de uma missão ser enviada para salvar os astronautas no espaço.

Para realizar os trabalhos no Hubble, o Atlantis atingiu uma órbita muito acima da faixa na qual fica posicionada a ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês).

Folha Online

0 comentários :

TOPO