quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Curiosidades da Astronomia

em quinta-feira, 27 de agosto de 2009

1 comentário

Claro que é ótimo saber um pouco mais sobre o céu e as estrelas, mas o que o povo gosta é de uma curiosidade, de uma fofoca que eu sei ! Então Clique no "Leia Mais" e Confira:

- O nome mais longo de estrela é Torcularis Septentrionalis, dado à estrela ômicron Piscium da constelação de Peixes

- A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente 5 são visíveis a olho nú

- Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.


- As estrelas não piscam. Nós vemos as estrelas piscando por causa
da distância que elas se encontram da Terra, o que dá aparência de serem pequenos pontos de luz (pequena área), junto a turbulência da atmosfera terrestre que interfere na luz emitida por elas. ( desculpe acabar com a felicidade das crianças, mas " Brilha Brilha Estrelinha" não existe ). Isso também explica o porque planetas não piscam, estão muito mais próximos da Terra do que as estrelas e possuem uma área definida (esfera).

Origem do nome Arco-íris.

É porque eles olharam e pensaram : " Hum, isso tem cara de Arco-íris! " ? Não ! Esse nome veio da mitologia grega, uma referência a Íris. Íris era a mensageira da deusa Juno. Íris descia do céu, através de um raio de luz, para levar suas mensagens, e sempre estava vestida com xale de sete cores: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta.

O lugar mais frio do universo conhecido

É uma nebulosa cheia de gás e poeira. Seu nome é Bumerangue e a temperatura por lá é de –272,15ºC, muito próxima ao zero absoluto.

Você sabia?

-A luz do Sol quando refletida pela lua, demora 1,3 segundos para completar a distância que a separa da Terra. E ainda, a Lua reflete (albedo) apenas 12% da luz do Sol que ela recebe, imagine a lua cheia se essa porcentagem fosse próxima dos 60%??? A Terra reflete 39%.

-A velocidade da luz é definida como 299 792 458 metros por segundo, o mesmo que 1 079 252 848,8km/h .

-A temperatura média na superfície do Sol é 5.500°C e no seu núcleo, 15.000.000°C

Por Carol

1 comentários :

Anônimo publicou o comentário número:

bom post... coisas basicas que pra quem gosta de astronomia eh essencial!

TOPO