domingo, 23 de agosto de 2009

Marte tão grande quanto a Lua cheia? NÃO MESMO. "NUNQUINHA"

em domingo, 23 de agosto de 2009

1 comentário
Dr. Tony Phillips - Science@NASA

Quando você pensava que era seguro checar seus emails...

Pelo sexto ano consecutivo, uma mensagem sobre Marte começa a pipocar nas caixas de mensagens do mundo todo. Ela instrui os leitores a olharem para o céu ao cair da noite do dia 27 de Agosto. "Marte estará tão grande quanto a Lua cheia," diz a mensagem. "Ninguém que estiver vivo hoje poderá ver isto novamente."

Aproximação entre Marte e a Terra

Eis o que realmente vai acontecer se você for lá fora olhar para o céu no início da noite do dia 27 de Agosto: Nada. Marte nem mesmo estará lá. Nesse dia, o planeta vermelho estará a cerca de 250 milhões de quilômetros de distância da Terra e não estará aparecendo no céu noturno.

O chamado "Hoax de Marte" - o termo para um email contendo uma mensagem falsa - começou a circular em 2003, quando de fato houve uma aproximação entre Marte e a Terra. No dia 27 de Agosto daquele ano, Marte esteve a apenas 56 milhões de quilômetros de distância da Terra, um recorde em 60.000 anos.

Na ocasião, alguém enviou um email alertando os amigos sobre o evento. A mensagem continha alguns mal-entendidos e omissões - mas qual email não os contém? Então, uma avançada peça de tecnologia chamada "Botão Reenviar" fez o resto.

Marte-Do-Tamanho-Da-Lua-Cheia

Os leitores mais tolerantes poderão dizer que o Hoax de Marte não é de fato um hoax porque não foi algo elaborado intencionalmente. Quem inicialmente elaborou a mensagem provavelmente acreditava em tudo o que estava escrevendo. Se isto é verdade, um nome melhor seria o "Mal-Entendido de Marte" ou talvez o "Confuso-Email-Sobre-Marte-Que-Você-Deve-Deletar-E-Não-Reenviar-Para-Ninguém."

Mas há um outro aspecto sobre o email de Marte-Do-Tamanho-Da-Lua-Cheia: ele diz que Marte parecerá do tamanho da Lua cheia como se você o ampliasse 75 vezes usando um telescópio. O texto em itálico é normalmente omitido dos resumos verbais e escritos da mensagem. Por acaso essas letras miúdas tornam verdadeiro o Hoax de Marte?

Diferença de percepção

Afinal de contas, se você ampliar o minúsculo disco de Marte 75 vezes, isso não subentende um ângulo praticamente igual ao da Lua?

Não. Mesmo com essa ampliação, Marte não se parecerá tão grande quanto a Lua cheia.

Isto tem mais a ver com o misterioso funcionamento da mente humana do que com a física pura e simples. Olhar para Marte ampliado 75x através de um tubo preto comprido (o corpo de um telescópio) e olhar para a Lua cheia brilhando no céu, a olho nu, são experiências completamente diferentes.

Uma boa referência é a chamada Ilusão da Lua. Quando está no horizonte, a Lua parece gigantesca, e seu tamanho aparente vai diminuindo à medida que ela sobe no céu. Nos dois casos, é a mesma Lua cheia, mas a mente humana percebe o tamanho da Lua de forma diferente dependendo do que está à sua volta.

Da mesma forma, sua percepção de Marte é afetada pelas vizinhanças do planeta. Localize o planeta no fundo de um tubo preto comprido e ele continuará lhe parecendo minúsculo, mesmo com a ampliação oferecida pelas lentes do telescópio.

Resumo da história: delete o email e, se você de fato quiser ver Marte tão grande quanto a Lua cheia, tudo o que irá precisar será de um foguete e uma nave espacial - mas certamente não haverá tempo suficiente para providenciar isso até 27 de Agosto.

Inovação Tecnológica

1 comentários :

Anônimo publicou o comentário número:

Muito obrigado por este post. Nunca mais procurarei marte no céu!

TOPO