segunda-feira, 25 de abril de 2011

O fim da era dos Ônibus Espaciais.

Credito: NASA

Nesta sexta feira 29 de Abril de 2011 acontecerá o lançamento do ônibus espacial Endeavour, missão STS-134, será o seu Ultimo voo para a Estação Espacial internacional (ISS).  

O mais conhecido e antigo ônibus espaciais da atual frota é o Discovery, a sua ultima missão foi concluída em 9 de Abril de 2011 encerrando assim  a história do mais bem sucedido ônibus  espacial norte-americano com 27 anos de serviço, 365 dias no espaço e 5.628 voltas entorna da Terra a 28.000 km/h 

O Atlantis tem seu voo final marcado para junho de 2011, missão STS-135  28/06/11, a  agência espacial norte-americana a utilizará novamente após ter anunciado o fim de seu uso em 2010.


Chegando assim praticamente o fim do programa de Ônibus Espaciais  da agencia espacial norte-americana (NASA) que teve inicio em 1981 como projeto de naves reutilizáveis.
Nestes 30 anos de história foram realizada mais de 130 missões e dois ônibus espaciais sofreram trágicos acidentes. 


O Challenger explodiu 73 segundos após a decolagem durante o lançamento de sua 10ª missão, em 28 de janeiro de 1986.


O Columbia se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre em sua 28ª missão, em 2003.


Política

A nova política de exploração espacial norte-americana pretende levar astronautas além da ISS em direção a asteróides e a Marte. 


Os ônibus espaciais não podem cumprir este papel.


Ainda como parte desta política, está sendo solicitado que a NASA deixe para empresas privadas o trabalho de levar e trazer astronautas da ISS para se concentrar em veículos que possam atingir maiores distâncias.


Podemos destacar como iniciativa para tal fim já em 2004 o prêmio Xconcurso no estilo das velhas competições aeronáuticas que premiou com US$ 10 milhões à primeira empresa que desenvolveu uma nave tripulada reutilizável para vôos suborbitais. 


Um futuro programa em planejamento para substituição dos ônibus espaciais é a Nave espacial Orion ( NASA).


Fontes:






Nenhum comentário: