quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alpha Centauri

em quinta-feira, 5 de julho de 2012

Comente aqui
O clarão de Alpha Centauri, uma das estrelas mais brilhantes no céu do planeta Terra à noite na região sul. A apenas 4,3 anos-luz de distancia, Alpha Centauri na verdade consiste de um sistema múltiplo de estrelas semelhantes ao Sol, enlaçadas numa dança perpétua.

Muito mais pequeno e frio, existe um terceiro membro desse sistema estelar, a famosa estrela Proxima Centauri, que encontra-se fora deste campo de visão. Ainda assim, a cena telescópica não revela muitas vezes outros objetos da Via Láctea que se encontram além do brilho de Alpha Centauri, incluindo uma nebulosa planetária catalogados como Hen 2-111, e estimada a 7.800 anos-luz de distância.

Há  na imagem um manto gasoso formado no final da vida de uma estrela, o brilhante núcleo da nebulosa e um halo ténue de gases de calibração avermelhada ionizado localizado a mais de vinte anos-luz, visto apenas à direita do centro de imagem.
Mais a direita há dois notáveis ​​aglomerados abertos de estrelas, o compacto Pismis 19 também cerca de 8.000 anos-luz de distância, cuja luz é avermelhada devido a poeira estelar, e o mais fraco NGC 5617.
É visível além do brilho de Alpha Centauri o escudo gasoso remanescente de supernova , acima e à direita próximo ao núcleo do sistema da estrela.


fonte: Astronomy Picture of the Day

0 comentários :

TOPO