segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Fotos de expedição na Antártica fazem a Terra parecer um mundo alienígena

em segunda-feira, 11 de novembro de 2013

1 comentário

Algum dia, os exploradores humanos pousarão uma nave na superfície de Europa, Encélado, Titã, ou algum outro mundo congelado e investigarão em primeira mão os segredos escondidos abaixo de sua superfície gelada. Quando esse dia chegar – e todos nós esperamos que seja logo – a cena que esses exploradores observarão pode se parecer com as fotos publicadas nesse post.


Uma foto de uma impressionante série de imagens feitas por Stefan Hendricks durante a pesquisa chamada de Antartic Winter Ecosystem & Climate Study (AWECS), um estudo do mar congelado da Antártica conduzido pelo Alfred Wegener Institute na Alemanha, mostrada acima apresenta pesquisadores trabalhando no gelo antártico durante uma tempestade de neve de inverno. Se você já viu alguma imagem de Europa, a lua congelada de Júpiter, é fácil imaginar que esses pesquisadores poderiam estar lá, com a nave de pesquisa Polarstream parada como se fosse um módulo de pouso iluminado.


Um dos objetivos dessa pesquisa, chamada de CryoVex era observar como a missão CryoSat da ESA pode ser usada para entender a espessura do mar congelado na Antártica. A extensão do mar congelado antártico, é atualmente maior que o normal, algo que poderia estar relacionado as mudanças nos padrões atmosféricos.


A calota de mar congelado massiva da Antártica no inverno é uma paisagem dramática, e nos lembra que mesmo aqui na Terra existem lugares que podem muito bem ser considerados como mundos alienígenas.







1 comentários :

Amigo Mat0 publicou o comentário número:

Uma noticia que vi hoje muito interessante e vim compartilhar com vocês.

http://meiobit.com/271470/arquivos-carl-sagan-disponiveis-consulta-publita-biclioteca-congresso-estados-unidos-ajuda-seth-macfarlane/

TOPO