sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Avistados dois grandes objetos na borda do Sistema Solar

em sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Comente aqui
Este objeto foi localizado perto de Alfa Centauro. [Imagem: R. Liseau et al.]

Planeta X?


Astrônomos podem ter encontrado os primeiros indícios de um hipotético e lendário Planeta X, que se acredita existir nos confins do Sistema Solar.

A NASA vem tentando encontrar o Planeta X há algum tempo, mas o ânimo entre os astrônomos aumentou depois que a possibilidade da existência de mais dois planetas gigantes bem para lá de Plutão foi demonstrada em meados do ano passado.

Agora, duas equipes, trabalhando independentemente, anunciaram observações que podem indicar a existência de dois grandes corpos celestes ainda desconhecidos.

Os dados ainda precisarão ser confirmados, mas o anúncio já fez toda a comunidade astronômica dirigir seus telescópios para as regiões indicadas.


Estrela


René Liseau e seus colegas das universidades Chalmers (Suécia) e do Instituto Nacional de Astrofísica (México), usaram dados do telescópio ALMA, no Chile, para encontrar um objeto perto da estrela Alfa Centauro.

"Nós excluímos que a fonte seja um membro subestelar do sistema Alfa Centauro, mas argumentamos que ele seja ou um objeto transnetuniano extremo, ou uma super-Terra ou uma anã marrom muito fria na zona externa do Sistema Solar," escreve a equipe.

A hipótese de uma estrela é tentadora, uma vez que cerca de metade dos sistemas conhecidos são compostos de estrelas binárias - e não solitárias, como até hoje acreditamos que nosso Sol seja.

Este é Gna, um corpo celeste muito rápido. [Imagem: W. H. T. Vlemmings et al.]

Gna


Wouter Vlemmings e colegas das universidades de Chalmers e Uppsala (Suécia) também usaram dados do ALMA para encontrar um outro objeto próximo à constelação da Águia.

Eles afirmam que pode ser uma "fonte contínua desconhecida de luz, ou uma única fonte de luz movendo-se rapidamente", mas concluem que a explicação mais provável é que seja um único objeto muito veloz.

Por isso a equipe batizou o corpo celeste de Gna, em homenagem a um deus nórdico conhecido por sua velocidade.

Alma


Agora é esperar que novas observações possam caracterizar melhor os dois corpos celestes.

Para isso, o próprio telescópio ALMA será crucial, uma vez que ele não tem rivais na capacidade de busca por corpos celestes de luminosidade tão baixa quanto a desses prováveis moradores das cercanias do Sistema Solar.

Bibliografia:

A new submm source within a few arcseconds of a Centauri: ALMA discovers the most distant object of the solar system
R. Liseau, W. Vlemmings, E. O Gorman, E. Bertone, M. Chavez, V. De la Luz
arXiv
http://arxiv.org/abs/1512.02652

The serendipitous discovery of a possible new solar system object with ALMA
W. Vlemmings, S. Ramstedt, M. Maercker, B. Davidsson
arXiv
http://arxiv.org/abs/1512.02650

Fonte: Inovação Tecnológica


0 comentários :

TOPO