quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Velocidade da Luz

em quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Comente aqui
A velocidade da luz é o limite universal que não se pode ultrapassar, somente ondas eletromagnéticas alcançam esse limite.



Em setembro de 2011 uma pesquisa realizada no Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern) mostrou que neutrinos chegariam 60 nano segundos antes da luz, ao percorrer os 730 km do CERN até um laboratório na Itália. Porém o resultado que abalou um dos pilares da física não passou de erro devido há um problema no sistema de medição de fibra óptica, uma má conexão entre os cabos óticos e uma sincronização errada dos cronômetros.



Durante muito tempo acreditou-se que a propagação da luz fosse instantânea, ou seja, ela seria imediatamente vista por um observador assim que fosse emitida a partir de uma fonte, porém o cientista James Clerk Maxwell mostrou que quando a luz se propaga através de um meio, ela o faz com uma velocidade determinada.

Essa velocidade é extremamente alta quando comparada com velocidades registradas em fenômenos cotidianos, por exemplo a velocidade que o som de um raio chega a nós (340 m/s).  No vácuo, onde atinge a maior velocidade, para qualquer que seja a frequência ou cor, a luz viaja à aproximadamente:


Nesta velocidade a luz demora cerca de 8 minutos para percorrer a distância entre o Sol e a Terra.



Convencionou-se expressar as distâncias astronômicas em função dessa super velocidade, surgiu o "ano-luz", uma medida de distância que pode ser traduzida como sendo a distância percorrida pela luz no período de um ano.  A estrela mais próxima por exemplo, Alfa Centauro, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, a luz que ela emitiu neste instante levará mais de 4 anos para chegar a Terra.  A maior estrela já descoberta, VY Canis Majoris, se encontra a cinco mil anos-luz de nós.


fonte: Brasil Escola

0 comentários :

TOPO