Nossa História

2 comentários
O Início

Primeira logo.
         Fundado no dia 26 de setembro de 2007, por um grupo de alunos do curso de Física e tendo como primeiro coordenador o professor Hamilton P. S. Corrêa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O Clube de Astronomia Carl Sagan nasceu com uma missão de popularizar a astronomia, de forma a sensibilizar o público para a perspectiva da ciência e dar novos significados ao conhecimento.
         Foi batizado como “Clube de Astronomia Carl Sagan”, em homenagem ao astrônomo e biólogo Carl Edward Sagan (1934-1996) considerado um dos maiores divulgadores de Ciência e Astronomia do século XX e autor de importantes obras, tais como: a célebre série televisiva Cosmos – Uma Viagem Pessoal (1980), O Mundo Assombrado Pelos Demônios (livro publicado em 1995), Contato (romance de ficção científica publicado em 1985), Os Dragões do Éden (vencedor do prêmio Pulitzer em 1977), entre diversas outras obras ligadas ao campo da divulgação científica. 
         No início do ano de 2009 a UFMS adquiriu dois grandes telescópios para serem usados em observações, em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, e para futuras ações promovidas pela Casa da Ciência. De lá para cá novos equipamentos foram adquiridos, e inclusive, o Clube foi agraciado em 2014 com uma generosa doação de um telescópio Dobsoniano de 10″ por parte do empresário Sr. Claudio R. Fernandes. Atualmente contamos com dois grandes instrumentos ópticos refletores, um de configuração Dobsoniana de 10'' e um Schmidt-Cassegrain de 11''.
         O Clube é um projeto, e também uma associação de pessoas, que tem por objetivo o estudo e a divulgação da Astronomia como forma de sensibilizar as pessoas para a necessidade de adotar uma postura crítica racional em relação ao meio globalizado em que estamos inseridos, como, por exemplo, as implicações do mau uso da tecnologia e do conhecimento humano, e consequentemente os impactos ambientais causados no planeta Terra, nosso pálido ponto azul.
         Nossa atuação se dá por meio da promoção de observações do céu abertas e gratuitas na universidade e em escolas públicas, cursos básicos de astronomia, grupos de estudo, palestras e bate papos sobre o tema. As atividades abertas são realizadas no espaço da Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande e ao longo da Cidade Universitária.
         Todos são bem-vindos a frequentarem o Clube, podem participar tanto pessoas da comunidade acadêmica quanto moradores da cidade, independentemente da faixa etária ou formação escolar. Se você é curioso em relação a Astronomia, quer aprender mais, compartilhar o que sabe e ajudar a construir um conhecimento conosco, venha fazer parte do clube.


Equipe C.A. Carl Sagan

Contato:
E-mail: cacarlsagan@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/ClubedeAstronomiaCarlSagan
TOPO