Para que possamos comparar melhor o tamanho dos diversos astros, vamos observar algumas imagens. A primeira delas nos mostra que a Terra e Vênus tem tamanho muito parecidos. O raio equatorial da Terra é de 6378 km, enquanto o de Vênus, 6051 km. Uma diferença não muito grande.
 |
Sequência: Terra, Vênus, Marte, Mercúrio e Plutão |
Marte, por sua vez, é bem menor. Seu raio é de 3397 km, ou seja, um pouco maior que a metade do nosso planeta. Marte é 1.3 vezes maior que Mercúrio, com 2439 quilômetros de raio, que por sua vez é o dobro de Plutão, com 1160 km. Não é a tôa que Plutão foi rebaixado, não acha? A maioria dos telescópios de médio porte, usado por amadores, não consegue vê-lo. Plutão é menor que nossa Lua, que tem 1738 quilômetros de raio!
Gostou dessa comparação? Então vamos à próxima.
Ela nos mostra na sequência (Maior-Menor) os gigantes gasosos, como são conhecidos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Rochosos são Terra, Vênus, Marte, Mercurio e Plutão.
 |
Sequência: Júpter, Saturno, Urano, Netuno, Terra, Vênus, Marte, Mercúrio, Plutão |
Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Se fosse ôco, caberia mais de 2 mil Terras dentro dele! Saturno, o segundo maior planeta, não fica atrás. Seu raio é de 60268 quilômetros.
Bem menores, Urano e Netuno têm 51108 e 49538 quilômetros de raio, mesmo assim, aproximadamente 8 vezes maiores que Terra. A figura mostra bem o quanto somos pequeninos perto desses gigantes de gás!
Na sequência vemos o Sol. Seu raio, de 695 mil quilômetros é 100 vezes maior que o raio terrestre. Mesmo o gigantesco Júpiter não passa de uma bolinha de gude quando comparado ao astro-rei. Veja que a Terra, nossa bela Terra, não atinge sequer o tamanho de uma pulga!
 |
Sequência: Sol, Júpter, Saturno, Urano Netuno, Terra, Vênus, Marte, Mercúrio e Plutão |
Mas as comparações não param. Nem mesmo o Sol é tão grande quanto parece. A ilustração abaixo mostra que até ele se torna uma pequena estrela quando comparado à outros sóis, muitos anos-luz distantes. Nosso Sol não passa de uma lanterna quando comparado à Sirius, distante 25 anos-luz do nosso planeta e a estrela mais brilhente no céu noturno.
 |
Sequência: Arcturus, Pollux, Sírius e Sol |
Mas até mesmo Sirius, se comparada à grande Arcturus, perde sua majestada. Essa estrela gigante, 17 vezes maior que o Sol, põe suas concorrentes no chão e faz nosso Sol parecer uma pequena lamparina!
Mas não se iluda. No universo a briga é boa e quando você acha que já viu tudo, pode se enganar. Veja a imagem abaixo.
 |
Sequência: Antares, Betelgeuse, Aldebaran, Rigel, Arcturus Pollux, Sírius e Sol |
Agora quem parece uma pulga é a gigantesca Arcturus. Perto de Antares, uma supergigante vermelha distante 600 anos-luz da Terra, tudo parece pequeno. Antares é 700 vezes maior que nosso sol e brilha 10 mil vezes mais forte. Localiza-se no centro da constelação do Escorpião, e devido à sua coloração avermelhada, alguns astrônomos a chamam de Coração do Escorpião.
 |
Sequência: Pistol Star e Antares |
A Estrela da Pistola, situada na constelação de Sagitário e fora do alcance de nossa visão, faz com que Antares tenha o aspecto de um planeta ao seu lado.
 |
Sequência: VV Cephei, V354 Cephei, KW Sagitarri e Pistol Star |
Nessa última comparação, temos três das maiores estrelas já catalogadas e que fazem com que a Estrela da Pistola se torne um pequeno planeta. O destaque para VV Cephei, a maior conhecida até então, fez com que nosso sol literalmente desaparecesse.
Por fim, a Via Láctea, a nossa constelação, lar de aproximadamente 200 bilhões de estrelas. Comparado a ela, VV Cephei é 1,7 milhão de vezes menor do que um pixel dessa foto. Ou seja, nada.
Como deu pra notar, em um universo gigantesco, nossa Terra não é tão importante quanto imaginamos !
Fonte: Apolo11.com.br
19 comentários :
Nem quero ver a comparação da Terra com VV Cephei!
E eu que achava o Maracana grande. Dava pra construir um bocadinho deles na Via Láctea...
Atualiza isso ae
na verdade rigel > aldebaran e
antares > pistol star
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_estrelas_conhecidas
Carmo do Cajuru, 15.07.2010
Pois é. E a humanidade se acha grande...
E o pior é que tem tanta gente perto de nós que se acha superior...
Eta homem pequeno - em todos os sentidos!
Ótima comparação.
A Terra não é tão importante quanto o Universo, mas na Terra tem muita gente que se acha mais importante que Deus!!!
tsh, a terra é mt inutil nesse universo, e ainda tem gnt que se axa mais que Deus, e Deus foi capaz de criar isso e os humanos?? so destruiu nd +
E não pára por aí...Pesquisem no Google a imagem do Hubble, o Deep Field, que mostra dezenas de galáxias como a nossa, cada uma carregando suas bilhões de estrelas. Enfim, penso como o grande Carl Sagan: " Havendo as condições certas, a vida é um imperativo."
E tanta gente por aí achando que é grande...
E tanta gente achando que é grande, maior até que Deus, que criou toda essa belíssima e indiscritivel imensidão.
Adorei! mas, apesar de tão insignificante, a Terra é o nosso lar e de milhares de formas de vida, que até hoje não foram encontradas em lugar nenhum desse universo...
foi achado 2 estrelas maiores que VV Cephei, são elas WOH G64 2 000 vezes maior que o sol e VY Canis Majoris que e 2 100 vezes maior que o sol
E quanto à Canis Majoris VY? soube que ela é a maior estrela conhecida.
cada estrela, astro, etc uns maiores do q outros...impressionante!!!! e o Dono disso tudo aí todo mundo já sabe, neh?
Obrigada, esclareceu minhas dúvidas e me ajudou no trabalho da escola.
imaginem plutao ao lado do:VV Cephei
Se a Terra já é minuscula, Plutão mais ainda, para se ter uma ideia um avião viajando a velocidade de 900 Km/h demoraria 1100 anos para contornar a VV Cephei!!!
então eu tenho 9 anos e vou para quarta serie onde a aprendizagem começa a se abrir.ou seja se aprende mais.vou fazer dez anos este ano>e ja estou interesada em ciencias principalmente sobre planetas.dizem que existe outros planetas que não fazem parte do sistema solar.
Ola, realmente desde os anos 90 centenas de exoplanetas(planetas fora do sistema solar) foram descobertos.
O tema que antes era classificado como especulação por parte da comunidade cientifica agora é um fato cientificamente comprovado.
O número de estrelas com planetas cresceu muito, até em sistemas múltiplos, compostos por várias estrelas, existe a chance de haver planetas em órbita.
Imagine algo como na trilogia do cinema, Guerra nas Estrelas, onde o planeta Tatooine, local onde morava Lucky Skywalker, pertence a um sistema duplo de estrelas.
isso e muito legal esta em 3d maça
Postar um comentário