segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Astros no céu de Bonito


O 11º Festival de Inverno de Bonito teve diversas atrações culturais de várias partes do Brasil e o Clube de Astronomia Carl Sagan esteve por lá, proporcionando observação aberta ao público em geral que participou em peso. Durante quatro noites de festival dois planetas e a Lua encantaram centenas de pessoas que em sua grande maioria, crianças, estavam na praça central do evento anual mais importante da cidade.

Com uma média de trezentas pessoas por noite, as observações se iniciaram ao anoitecer com a presença de três planetas. Vênus foi desmistificado de “estrela d'alva” e apresentado como planeta mais brilhante do céu, seguido por Marte e Saturno. O último é sempre sem dúvida o que faz maior sucesso entre o público, com seus anéis únicos e nitidez inigualável se exibe junto à sua lua Titan, a segunda maior do sistema solar. Assim, indagando: “É de verdade mesmo?” apenas as observações eram suficientes para responder. Vênus também confundido com a Lua pelo fato de apresentar fases de acordo com a época do ano e sua posição em relação à Terra e ao Sol.



Deste modo, o público fascinado pela astronomia foi informado sobre os planetas, o sistema solar e até sobre outras estrelas e o Universo em si. Em sua maioria, crianças comentavam – Olha! É igual ao livro! - e outros perguntavam – Até onde ele alcança? - à respeito dos telescópios, demonstrando que o desejo de ir além não tinha fim.

Ademais, os presentes no festival se mostravam muito curiosos e interessados pela astronomia, desde os mais leigos até os bem entendidos do assunto. Como uma atividade inédita na cidade, chamou muita atenção principalmente das crianças, dos jovens e seus pais, famílias inteiras enfrentavam a fila para ter um momento de contato com os astros. Percebia-se que a cidade carecia de tal atividade, transformando cada momento em muita satisfação por parte do Clube de Astronomia Carl Sagan - UFMS.


Portanto, agradecemos a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Fundação de Turismo e aos presentes pela participação em uma das mais bem sucedidas observações em eventos que já se teve no estado de Mato Grosso do Sul. Agradecemos também, em especial àqueles todos que tornaram real e agradável nossa prestação de serviço à comunidade do município de Bonito e seus turistas. Obrigado em nome de todos do Clube de Astronomia Carl Sagan, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.


Nenhum comentário: