sexta-feira, 10 de setembro de 2010

International observe the moon night (InOMN)



No dia 18 de Setembro de 2010 será realizado mais um evento internacional o InOMN ou "International observe the moon night" com atividades simultâneas acontecendo em quase todo o globo, apoiado pelo centro de missões da NASA e pelo projeto Astrónomos sem fronteira, teremos  uma noite especial onde todos estaremos olhando para a Lua.

Os clubes de Astronomia, Astrónomos profissionais e amadores, entusiastas e apaixonados estão convidados a se ajuntar a nós para se deslumbrar com seus mares secos, fabulosas crateras, picos e grandes canyons.

Venha  participar de um dos maiores encontros globais de observação da nossa tão amada Lua com a gente, estaremos reunidos nesta data com os Instrumentos ópticos da UFMS (Telescópios e Lunetas) Na Feira Central de Campo Grande das 19 h as 23h. 

O projeto  InOMN teve inicio em 2009  com os  astrónomos da NASA realizando eventos locais durante o ano Internacional de Astronomia com o objetivo de divulgar as 2 grandes missões lunares  a LRO que orbitava a lua e a LCROSS que entrou em órbita de colisão. Este ano com o apoio dos Astrónomos sem fronteira e outras instituições tornaram o evento internacional e querem repetir o sucesso do ano passado no âmbito mundial.

As duas missões  a LRO " Lunar Reconnaissance Obiter " e a LCROSS  "Lunar CRater Observation and Sensing Satellite" foram lançadas juntas em 18/06/2009 a LRO já enviou mais imagens e dados digitais em seu primeiro ano orbitando a Lua do que qualquer outra missão planetária da história e a LCROSS impactou  na região polar sul da Lua realizando com sucesso seu objetivo de buscar vestígio de água congelada no nosso satélite natural.

O objetivo da  Missão da LRO é mais peculiar, vai gastar pelo menos um ano, em  órbita polar baixa de aproximadamente 50 km acima da superfície lunar, enquanto os seus sete instrumentos vão procurar plataforma de aterrisagem segura, localizar recursos potenciais, recolher dados importantes sobre o ambiente lunar ajudando os astronautas a se preparar para expedições lunar tripulada de longa duração, caracterizar a radiação ambiente e testar novas tecnologias alem construir mapas em 3-D da superfície Lunar.Os resultados fornecem pistas importantes para a geologia recente da lua e a sua evolução tectónica.

O que mais impressiona, são as fotos de alta resolução capaz de  detectar equipamentos deixados na área de pouso das 6  missões Apollos, dando para identificar os rastros deixado pelos astronautas com seus jipes lunares. Ficando a mensagem de que nós já estivemos na LUA.


Fontes:


InOM no Brasil
http://inomn-secaolunarreabrasil.blogspot.com

Astrónomos sem Fronteira
http://www.astronomerswithoutborders.org

Site oficial InoM
http://observethemoonnight.org

Site oficial da LRO
http://lunar.gsfc.nasa.gov/

Debate no Cósmoforum a respeito da LRO com  links de noticias, fotos e vidios.
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?f=20&t=4113
  

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se existe algum site que posta fotos do dia da lua.Se existe por favor deixe o link aqui. Desde já agradeço. Altamir

Anônimo disse...

estou interessado no evento INOMN. Não tenho telescópio ou luneta, será possível espiar nos equipamentos disponíveis no dia?

Grato,
Henrique.

Valmir M. de Morais disse...

Olá, Altamir!

Tem sim!
É o Lunar Photo Of tha Day - LPOD:
http://lpod.wikispaces.com/

Valmir M. de Morais
Estação Astronômica PieGise
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil