quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto Eratóstenes - 2011


Convidamos professores, alunos de qualquer idade e nível escolar, além de clubes de Astronomia, a participarem do Projeto Eratóstenes que vem ocorrendo no Brasil desde 2010.

Vamos reproduzir o experimento histórico do Grego Eratóstenes, que há mais de 2000 anos atrás calculou o raio da terra com muita precisão para a época, e de forma simples.

Este projeto internacional visa resgatar este procedimento histórico, envolvendo alunos e professores da Educação Básica, Clubes de Astronomia ou grupos, em atividades de socialização e motivação ao aprendizado da Ciência, através da utilização das tecnologias de informação e comunicação.
Eratóstenes mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria (igualdade entre ângulos) e Astronomia (estações do ano).  Reproduziremos este experimento de maneira semelhante ao método original utilizado por Eratóstenes, em parceria com outras escolas e grupos localizados no Brasil e em outros países da América Latina.

Esse experimento certamente trará uma rica experiência interdisciplinar para professores e alunos.

As inscrições irão até 10 / 09 / 2011.

As escolas realizam inscrição através de um professor no site, http://sites.google.com/site/projetoerato/inscricoes. Clubes de Astronomia e grupos também poderão participar, bastando ter um responsável pela inscrição.

Para calcular o raio terrestre, são necessárias, ao menos, duas escolas que irão realizar as medidas preferencialmente ao mesmo tempo e com os mesmos materiais. Logo haverá uma interação entre grupos e escolas parceiras.

As medições serão realizadas usando basicamente a sombra de uma haste vertical (aprumada) em relação ao plano do solo (ou outra base nivelada), e deverão ocorrer em uma data específica, e em um horário específico, conforme divulgado neste site


Vejá neste video a história de Eratóstenes.




Mais informações no site da coordenação nacional do Projeto no Brasil: http://sites.google.com/site/projetoerato/about-me

Nenhum comentário: