quinta-feira, 5 de julho de 2012

Estrela semelhante ao Sol perde brilho em apenas 2 anos, diz estudo

Pesquisa publicada na 'Nature' aponta acontecimento dramático 'misterioso'. Estrela está localizada a 465 anos-luz da Terra.

Uma estrela semelhante ao Sol sofreu um dramático escurecimento em um curto espaço de tempo, aponta estudo realizado pela Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos, e divulgado pela revista “Nature”.

A pesquisa, publicada na edição impressa desta quinta-feira (5) relata que a estrela TYC 8241 26521, localizada a 456 anos-luz da Terra, perdeu em 30 vezes seu fluxo de radiação infravermelha em apenas dois anos e houve ainda um rápido desaparecimento dos restos de poeira em uma região equivalente ao nosso Sistema Solar.

Com os resultados, os cientistas sugerem que o sistema passou por um acontecimento dramático, mas afirmam que não existe atualmente nenhuma explicação ou modelo que detalhe tais observações.


Concepção artística mostra a estrela TYC 8241 2652 emitindo radiação infravermelha há vários anos. (Foto: Gemini Observatory/AURA artwork by Lynette Cook.)

Outra concepção artística mostra novamente a estrela e como o sistema estaria após o desaparecimento da maior parte da poeira. (Foto: Gemini Observatory/AURA artwork by Lynette Cook.)

Fonte: Notícias

Nenhum comentário: