quinta-feira, 23 de abril de 2009

Compare o tamanho dos planetas nesta escala do universo

em quinta-feira, 23 de abril de 2009

19 comentários
Para que possamos comparar melhor o tamanho dos diversos astros, vamos observar algumas imagens. A primeira delas nos mostra que a Terra e Vênus tem tamanho muito parecidos. O raio equatorial da Terra é de 6378 km, enquanto o de Vênus, 6051 km. Uma diferença não muito grande.

Sequência: Terra, Vênus, Marte, Mercúrio e Plutão
Marte, por sua vez, é bem menor. Seu raio é de 3397 km, ou seja, um pouco maior que a metade do nosso planeta. Marte é 1.3 vezes maior que Mercúrio, com 2439 quilômetros de raio, que por sua vez é o dobro de Plutão, com 1160 km. Não é a tôa que Plutão foi rebaixado, não acha? A maioria dos telescópios de médio porte, usado por amadores, não consegue vê-lo. Plutão é menor que nossa Lua, que tem 1738 quilômetros de raio!

Gostou dessa comparação? Então vamos à próxima.
Ela nos mostra na sequência (Maior-Menor) os gigantes gasosos, como são conhecidos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Rochosos são Terra, Vênus, Marte, Mercurio e Plutão.

Sequência: Júpter, Saturno, Urano, Netuno, Terra, Vênus, Marte, Mercúrio, Plutão
Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Se fosse ôco, caberia mais de 2 mil Terras dentro dele! Saturno, o segundo maior planeta, não fica atrás. Seu raio é de 60268 quilômetros.

Bem menores, Urano e Netuno têm 51108 e 49538 quilômetros de raio, mesmo assim, aproximadamente 8 vezes maiores que Terra. A figura mostra bem o quanto somos pequeninos perto desses gigantes de gás!
Na sequência vemos o Sol. Seu raio, de 695 mil quilômetros é 100 vezes maior que o raio terrestre. Mesmo o gigantesco Júpiter não passa de uma bolinha de gude quando comparado ao astro-rei. Veja que a Terra, nossa bela Terra, não atinge sequer o tamanho de uma pulga!

Sequência: Sol, Júpter, Saturno, Urano Netuno, Terra, Vênus, Marte, Mercúrio e Plutão
Mas as comparações não param. Nem mesmo o Sol é tão grande quanto parece. A ilustração abaixo mostra que até ele se torna uma pequena estrela quando comparado à outros sóis, muitos anos-luz distantes. Nosso Sol não passa de uma lanterna quando comparado à Sirius, distante 25 anos-luz do nosso planeta e a estrela mais brilhente no céu noturno.


Sequência: Arcturus, Pollux, Sírius e Sol
Mas até mesmo Sirius, se comparada à grande Arcturus, perde sua majestada. Essa estrela gigante, 17 vezes maior que o Sol, põe suas concorrentes no chão e faz nosso Sol parecer uma pequena lamparina!
Mas não se iluda. No universo a briga é boa e quando você acha que já viu tudo, pode se enganar. Veja a imagem abaixo.

Sequência: Antares, Betelgeuse, Aldebaran, Rigel, Arcturus Pollux, Sírius e Sol
Agora quem parece uma pulga é a gigantesca Arcturus. Perto de Antares, uma supergigante vermelha distante 600 anos-luz da Terra, tudo parece pequeno. Antares é 700 vezes maior que nosso sol e brilha 10 mil vezes mais forte. Localiza-se no centro da constelação do Escorpião, e devido à sua coloração avermelhada, alguns astrônomos a chamam de Coração do Escorpião.

Sequência: Pistol Star e Antares
A Estrela da Pistola, situada na constelação de Sagitário e fora do alcance de nossa visão, faz com que Antares tenha o aspecto de um planeta ao seu lado.

Sequência: VV Cephei, V354 Cephei, KW Sagitarri e Pistol Star
Nessa última comparação, temos três das maiores estrelas já catalogadas e que fazem com que a Estrela da Pistola se torne um pequeno planeta. O destaque para VV Cephei, a maior conhecida até então, fez com que nosso sol literalmente desaparecesse.


Por fim, a Via Láctea, a nossa constelação, lar de aproximadamente 200 bilhões de estrelas. Comparado a ela, VV Cephei é 1,7 milhão de vezes menor do que um pixel dessa foto. Ou seja, nada.
Como deu pra notar, em um universo gigantesco, nossa Terra não é tão importante quanto imaginamos !

Fonte: Apolo11.com.br

19 comentários :

Anônimo publicou o comentário número:

Nem quero ver a comparação da Terra com VV Cephei!

Anônimo publicou o comentário número:

E eu que achava o Maracana grande. Dava pra construir um bocadinho deles na Via Láctea...

Anônimo publicou o comentário número:

Atualiza isso ae
na verdade rigel > aldebaran e
antares > pistol star

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_estrelas_conhecidas

Anônimo publicou o comentário número:

Carmo do Cajuru, 15.07.2010

Pois é. E a humanidade se acha grande...
E o pior é que tem tanta gente perto de nós que se acha superior...
Eta homem pequeno - em todos os sentidos!
Ótima comparação.

Anônimo publicou o comentário número:

A Terra não é tão importante quanto o Universo, mas na Terra tem muita gente que se acha mais importante que Deus!!!

Anônimo publicou o comentário número:

tsh, a terra é mt inutil nesse universo, e ainda tem gnt que se axa mais que Deus, e Deus foi capaz de criar isso e os humanos?? so destruiu nd +

Fernando publicou o comentário número:

E não pára por aí...Pesquisem no Google a imagem do Hubble, o Deep Field, que mostra dezenas de galáxias como a nossa, cada uma carregando suas bilhões de estrelas. Enfim, penso como o grande Carl Sagan: " Havendo as condições certas, a vida é um imperativo."

Antonio T. publicou o comentário número:

E tanta gente achando que é grande, maior até que Deus, que criou toda essa belíssima e indiscritivel imensidão.

Duquesa.D publicou o comentário número:

Adorei! mas, apesar de tão insignificante, a Terra é o nosso lar e de milhares de formas de vida, que até hoje não foram encontradas em lugar nenhum desse universo...

Anônimo publicou o comentário número:

foi achado 2 estrelas maiores que VV Cephei, são elas WOH G64 2 000 vezes maior que o sol e VY Canis Majoris que e 2 100 vezes maior que o sol

Francisco de Assis Morais da Costa publicou o comentário número:

E quanto à Canis Majoris VY? soube que ela é a maior estrela conhecida.

Felix "Fulton" publicou o comentário número:

cada estrela, astro, etc uns maiores do q outros...impressionante!!!! e o Dono disso tudo aí todo mundo já sabe, neh?

Anônimo publicou o comentário número:

Obrigada, esclareceu minhas dúvidas e me ajudou no trabalho da escola.

Equipe C.A. Carl Sagan publicou o comentário número:

Se a Terra já é minuscula, Plutão mais ainda, para se ter uma ideia um avião viajando a velocidade de 900 Km/h demoraria 1100 anos para contornar a VV Cephei!!!

Anônimo publicou o comentário número:

então eu tenho 9 anos e vou para quarta serie onde a aprendizagem começa a se abrir.ou seja se aprende mais.vou fazer dez anos este ano>e ja estou interesada em ciencias principalmente sobre planetas.dizem que existe outros planetas que não fazem parte do sistema solar.

Equipe C.A. Carl Sagan publicou o comentário número:

Ola, realmente desde os anos 90 centenas de exoplanetas(planetas fora do sistema solar) foram descobertos.

O tema que antes era classificado como especulação por parte da comunidade cientifica agora é um fato cientificamente comprovado.

O número de estrelas com planetas cresceu muito, até em sistemas múltiplos, compostos por várias estrelas, existe a chance de haver planetas em órbita.

Imagine algo como na trilogia do cinema, Guerra nas Estrelas, onde o planeta Tatooine, local onde morava Lucky Skywalker, pertence a um sistema duplo de estrelas.

rayanexd publicou o comentário número:

isso e muito legal esta em 3d maça

TOPO