sábado, 2 de março de 2013

O Cinturão de Asteroides em torno de Vega e Fomalhaut

em sábado, 2 de março de 2013

Comente aqui
Os astrônomos descobriram o que parece ser um grande cinturão de asteroides em torno da estrela Vega, a segunda estrela mais brilhante no céu noturno do norte. Os cientistas usaram dados do  telescópio espacial Spitzer da NASA e do telescópio da Agência Espacial Europeia Observatório Espacial Herschel, em que a NASA tem um papel importante.

O conceito deste artista ilustra um cinturão de asteróides em torno da brilhante estrela Vega. Evidência para este anel quente de detritos foi encontrado usando Spitzer da NASA Telescópio Espacial, ea Agência Espacial Europeia Observatório Espacial Herschel, em que a NASA tem um papel importante. Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech

A descoberta de um cinturão de detritos em torno de Vega faz dela uma estrela semelhante a outra estrela observada chamada Fomalhaut.  Os dados  são consistentes com as duas estrelas, interiores quentes e frios, com bordas exteriores separadas por uma abertura. Esta arquitetura é semelhante ao do cinturão de Kuiper em nosso próprio sistema solar.

Fig1. Já foram observados mais de 800 objetos do Cinturão de Kuiper, o que comprova sua existência. Aliás, a comprovação da existência do Cinturão de Kuiper, e da existência destes 800 objetos, fez com que a IAU (International Astronomical Union) criasse uma definição nova para planetas, fazendo, desta forma, com que Plutão deixasse de ser considerado um planeta do sistema solar e passasse a ser considerado apenas, um planeta-anão.

O que está mantendo a distância entre as correias quentes e frias ao redor de Vega e Fomalhaut? Os resultados sugerem que a resposta é múltiplos planetas. O cinturão interno de nosso sistema solar, que fica entre Marte e Júpiter, é mantido pelo equilíbrio entre a gravidade dos planetas terrestres e os planetas gigantes, já cinturão de Kuiper é esculpido pelos planetas gigantes.


"Nossos resultados refletem os resultados recentes mostrando que sistemas de múltiplos planetas são comuns além do nosso sol", disse Kate Su, um astrônomo do Observatório Steward da Universidade do Arizona, em Tucson.  Kate Su, apresentou os resultados na reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Long Beach, Califórnia, e é o autor principal de um artigo sobre os resultados aceitos para publicação no Astrophysical Journal.

Vega e Fomalhaut são semelhantes em outras formas. Ambos tem cerca de duas vezes a massa do nosso Sol e queimam mais quente, indo para o azul dentro do espectro de luz visível. Ambas as estrelas são relativamente perto, a cerca de 25 anos-luz de distância. As estrelas, são pensados ​​para estarem em torno de 400 milhões de anos de idade, mas Vega poderia estar mais perto de seu aniversário de número 600. Fomalhaut tem um planeta orbitando, Fomalhaut b, o único candidato que orbita na borda interior do seu cinturão de cometas.

Os telescópios Herschel e Spitzer detectaram luz infravermelha emitida pela poeira ao redor de Vega e Fomalhaut, descobrindo o novo cinturão de asteroides em torno de Vega e confirmando a existência de outros cinturões cercando duas outras estrelas. Os cintos interiores destes sistemas não podem ser vistas na luz visível porque o brilho das suas estrelas supera-os.

Tanto as cintas internas e externas contem muito mais material do que o nosso próprio cinturão de Kuiper. A razão é dupla: os sistemas de estrelas são muito mais jovens do que a nossa, que tem centenas de milhões de anos mais para limpar a casa, e os sistemas provavelmente formados a partir de uma nuvem inicialmente mais maciça de gás e poeira que o nosso sistema solar.


A diferença entre as cintas interior e exterior de detritos, de Vega e Fomalhaut também é proporcionalmente corresponde à distância entre nosso sol e o cinto de Kuiper. Esta distância funciona a uma proporção de cerca de 1:10, com a correia exterior 10 vezes mais longe da sua estrela do que a cinta interior.

Visto a grande diferença entre as duas correias, é provável que existam vários planetas não detectados, Jupiteres de tamanho maior ou menor,  criando de uma zona livre de poeira entre as duas correias. Um sistema de estrelas de boa comparação é o HR 8799, que tem quatro planetas conhecidos que varrem o espaço entre dois discos semelhantes de detritos.

"No geral, a grande diferença entre os cinturões quente e frio é um sinal que aponta para vários planetas orbitando em torno de Vega e Fomalhaut", disse Su.

Se planetas invisíveis, de fato, estão na órbita de Vega e Fomalhaut, esses corpos provavelmente não vão ficar escondidos por muito tempo.

"Novas instalações, como o Telescópio Espacial James Webb devem ser capazes de encontrar os planetas", disse o papel de co-autor Karl Stapelfeldt, chefe dos exoplanetas e Laboratório de Astrofísica Estelar na NASA Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland.



fontes: Nasa

0 comentários :

TOPO