sexta-feira, 13 de março de 2009

[ INFORME C.A. Carl Sagan ] Escolas podem agendar observação astronômica remota

em sexta-feira, 13 de março de 2009

Comente aqui

Escolas podem agendar observação astronômica remota

O Miniobservatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) abre inscrições para as escolas interessadas nas sessões de Observação Astronômica Remota, que acontecem nas noites de quintas-feiras, de abril a novembro. Na sessão remota, estudantes de qualquer cidade podem visualizar o espaço de suas próprias escolas, pela internet, como se estivessem diante do telescópio localizado no Miniobservatório do Instituto, que fica em São José dos Campos.

Um sistema computacional possibilita o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais dos astros, entre outras tarefas, com a orientação de um pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE. Não é necessário conhecimento avançado de informática ou de astronomia para participar.


Estudantes e professores são incentivados a executar projetos observacionais simples, como fazer um passeio pelo céu (capturando, por exemplo, imagens de planetas e aglomerados de estrelas) ou acompanhar o movimento aparente de um asteróide. Após cada sessão remota, as imagens celestes podem ser manipuladas em sala de aula com o intuito de fixar conceitos em Matemática, Física e Astronomia de um modo participativo e bastante lúdico.

As sessões remotas ocorrem exclusivamente às quintas-feiras, das 19h às 22h, no período de abril a outubro, excluindo feriados e julho (mês de férias escolares), em função das condições meteorológicas favoráveis. Para participar das sessões de observação remota é necessário se inscrever pelo formulário que se encontra na página da Divisão de Astrofísica. Mais informações na página
http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obsremotas/.

Fonte: INPE

0 comentários :

TOPO